sábado, 18 de agosto de 2012

3ª Etapa: Parque de Campismo da Galé - Santiago do Cacém

Parque de Campismo da Galé - Melides - Deixa o Resto - Azinhal - Escatelares - Santiago do Cacém (12.08.2012)

Saímos do Parque por volta das dezassete horas. Para não variar, uma subida descomunal para sair do mesmo!! Fez-se. Mais uma vez nos apercebemos de como o nosso organismo recupera e se adapta ao esforço. Torna-se mais fácil de dia para dia isto do bicicletar...


O percurso mais bonito que fizemos até agora foi sem dúvida o que se seguiu... apesar de ser maioritariamente a subir. Junto ao litoral, com muitas pontes e aldeias, muito fresco, proporcionando agradáveis vistas ao desenhador, que lamentava não haver tempo para rabiscar tudo nos seus caderninhos.

Cerca de 30 kms depois, duas horas de caminho, chega-se a Santiago do Cacém.


Já noite. É claro que eu já dizia... "Será possível que não existe nenhuma localidade, à excepção de Melides, onde não tenhamos que subir bem, para chegar?" :(

Primeira impressão, agradável. Um jardim bem cuidado e... música de discoteca?? A "melodia" vinha de um café dentro do jardim.


Alojamento, encontrámos logo à esquerda do jardim. "Residencial Gabriel". Bom acolhimento neste local. Soube muito bem pela oportunidade de descansar - quando andámos pela primeira vez com as bicicletas sem bagagem até parecia que tínhamos bebido a poção mágica do Obélix!! Que diferença e que força nas pernas, hehe -, pela simpatia e pelos conhecimentos obtidos do dono da residencial sobre o património local.

Descobrimos que, por ser segunda-feira, não poderíamos visitar as Ruínas Romanas de Miróbriga, nem a Capela de S. Bráz, nem o Castelo, nem o Moínho, enfim... só poderíamos ver por fora. À segunda-feira está tudo fechado, e nós, só tínhamos esta manhã!
Lá fomos...


Vista da Capela de S. Sebastião;


visita ao Moínho da Quintinha (séc. XIX);




e à Igreja Matriz/Castelo para darmos início a nova etapa, depois de devidamente abastecidos...





... a mais esperada, pois era o começo da "Rota Vicentina"...




1 comentário: